TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





terça-feira, 5 de janeiro de 2010

JOÃO BATISTA BATIZA JESUS

DIA 10 DOMINGO – O BATISMO DE JESUS

Mt 3, 13-17

João Batista estava batizando pessoas no Rio Jordão, e eis que chegou alguém muito importante. Alguém tão importante que João não se achava digno nem de desamarrar as correias de sua sandália. Esse alguém não era qualquer um. Era o próprio Filho de Deus.

Mas o nome de Jesus ainda não era famoso. Ele era conhecido apenas pelo nome de filho de Maria. João Batista, apesar de não se considerar digno de batizar Jesus, acaba aceitando a idéia.

Jesus saiu da Galiléia foi ao Jordão encontrar com João, a fim de ser batizado por ele. Depois de termos conhecido quem é o mensageiro de Deus que precedeu o Messias e o que ele anunciou, chegou a hora de sabermos quem é o Messias. Caríssimos, estamos diante da cena histórica do batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão.

Jesus, o filho de Maria, não era de origem importante ou nobre. Ao contrário, seu lugar de origem (Nazaré da Galiléia) sugere um lugar desconheci­do e, ao mesmo tempo, de fama não muito boa. De fato, Nazaré era uma aldeia perdida no norte, sem importância nenhuma. A Galiléia era conhecida sim, mas como sendo um dos lugares mais impuros da terra prometida, pois muitos pagãos e ignorantes da Lei aí viviam. Por isso, os galileus eram desprezados. Porém, Jesus oriundo de um lugar humilde, de uma cidade obscu­ra, de uma região mal-afamada, já traz em seu nome a missão que vai exercer, pois Jesus significa Deus salva.

O povo, principalmente a elite representada pelos saduceus, nada de bom poderia esperar desse homem sem nenhuma carta de apresentação. No entanto, é com ele que acontece algo de inesperado: "Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado”.

O céu se rasgou. E se realizou mais uma profecia, anunciada por Isaías.

"Estamos como outrora, quando ainda não governavas, quando o teu nome nunca fora invocado. Quem dera ras­gasses o céu para descer? (Is 63,19). Pois bem, esse desejo agora acontece. O céu se rasga para que Deus esteja presente entre os homens.

Jesus não precisava ser batizado. Vejam que o próprio João reconhece isso, quando se recusa inicialmente, a batizá-lo. Sendo Deus, Jesus não precisava resar, freqüentar as sinagogas, nem tão pouco ser batizado. Mas Jesus fez questão de ser batizado por João, para nos dar o exemplo.

E hoje? Batizamos direito os nossos filhos, ou simplesmente fazemos isso por uma questão de tradição, uma questão social, por uma questão de obrigação?

O que observamos é que nos dias de batizados, os pais e padrinhos demonstram pela sua falta de respeito ao templo de Deus, com conversas em pleno momento da consagração, tirando fotos, sorrindo sem quase nenhum respeito pela presença de Cristo naquele ambiente, que não são cristãos atuantes, freqüentadores da Igreja, e que não vão se esforçar muito para que aquelas crianças que estão sendo batizadas, sejam cristãos de verdade. Isso é muito lamentável. Já vi padrinhos reclamando de ter de participar de um curso para poder batizar uma criança. Também já ouvi mães reclamando de ter de pagar uma pequena taxa para batizar o filho. Tudo isso mostra que muita gente ainda não tem uma consciência cristã a respeito dos sacramentos da Igreja.

Lamentamos também o grande número de crianças que são abandonadas pelas jovens mães, crianças que crescem sem ser batizadas, sem ser catequizadas, em instituições públicas, e o pior. Sem o amor dos pais. Dá para a gente ter uma idéia do futuro de tais crianças. Crescendo com ódio dos pais, sem conhecer Jesus, sem amor, infelizmente não podemos esperar o melhor. Rezemos por esta cianças.

Sal

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O BATISMO DE JESUS


HOMILIA DO PRÓXIMO DOMINGO DIA 10/01/10





10=Janeiro–Domingo-Tu és meu filho bem amado eu hoje te gerei.

Evangelho – Lucas 3,15-16.21-22)

Recordamos neste domingo o batismo de Jesus no Rio Jordão, e assim finalizamos o tempo de Natal. Jesus manifesta publicamente sua missão e sua adesão ao Pai, ao receber o batismo de João Batista, Jesus inicia o seu ministério. Ao celebrarmos e recordarmos o batismo de Jesus, vamos recordar o batismo que recebemos, que nos torna membros da uma comunidade, que nos convida a assumir o compromisso de cristão, seguidores e seguidoras de Cristo, e participantes de sua missão. Os leigos, assim como João Batista devem reconhecer sua missão, sem se vangloriar, ou esperar reconhecimento.

João batiza na água. E Jesus vai ao encontro de João Batista, seu precursor, para ser batizado por ele, no meio do povo, e se batiza como um pecador comum, mesmo não tendo pecado. Jesus, o salvador se une àqueles que precisam ser salvos, concordando com a missão de João Batista, nos dá exemplo de sua humanidade e humildade, e nos mostra que a água tem o poder de lavar, e purificar a alma. O Batismo de João simboliza uma conversão interior, mas não o perdão dos pecados. Jesus batizará no Espírito Santo e com fogo, como aconteceu em Pentecostes. O batismo de Jesus comunica o Espírito Santo.

Ao ser batizados por João Batista, o Espírito Santo se manifesta sobre Jesus, em forma de pomba, que simboliza a paz, o amor puro, a inocência e a simplicidade. E o Pai proclama sua filiação divina diante da multidão, vindo uma voz do céu: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer.”

“O batismo é o sacramento que nos incorpora a Cristo, tornando-nos da Igreja, templos do Espírito Santo, filhos de Deus e herdeiros do céu.” Hoje, somos especialmente chamados para renovarmos nosso batismo, em comunhão com o Deus da misericórdia e da vida. Ao optarmos pelo batismo estamos assumindo nossa condição de filhos e filhas de Deus, nos comprometendo com nossa comunidade, praticando a justiça, o amor, seguir o exemplo de Cristo, sendo propagadores de sua mensagem, continuando sua missão. Que como filhas e filhos amados do Pai, possamos Dele ouvir: “Tu és meu filho bem amado; eu, hoje, te gerei .”

Mª Elian