TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sábado, 6 de fevereiro de 2010

A PESCA MILAGROSA E OS PESCADORES DE HOMENS

HOMILIAS PARA O PRÓXIMO DOMINGO 07

JANEIRO de 2010

COM 9 COMENTÁRIOS

OBRIGADO, PADRE ROQUE PELA SUA BÊNÇÃO AO NOSSO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO PELA INTERNET.

CLIC AQUI E CONFIRA

========================================================

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica,

porém, respeitamos todas as religiões.

................................................................................................................

AH! DEIXE SEU RECADO, CRÍTICA E SUJESTÃO. PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE TRABALHO PARA A GLÓRIA DE DEUS, E NOSSA SALVAÇÃO.

APRESENTAMOS NOVE COMENTÁRIOS OU REFLEXÕES SOBRE O EVANGELHO DE HOJE, PARA ENRIQUECER O SEU SERMÃO. BOA CELEBRAÇÃO, BOM DOMINGO NA PAZ DE CRISTO, MEU IRMÃO!

1- A pesca milagrosa. (SAL)

2- Com confiança e obediência lancemos nossas redes. (ELIAN)

3- Jesus convida os pescadores. (SAL)

4- Jesus convida os pescadores. (SAL)

5- Avance para águas mais profundas. (Jailson Rodrigues)

6- Jesus chama os pescadores. (SAL)

7-Jesus chama os primeiros discípulos. (CECÍLIA)

8- Jesus nos convida a segui-lo. ( Padre Fernando)

9-A PESCA MIRACULOSA- ( LINCOLN SPADA)

COMENTARISTA:

Irmãos e irmãs, bom dia! Sejam todos bem vindos. Hoje Jesus nos convida homens e mulheres, para darmos continuidade a sua missão, sermos porta-vozes de sua Palavra de vida e libertação para todos. Pelo Espírito Santo, somos animados a perseverar na caminhada, a não desistir. Seguindo o exemplo dos discípulos de Cristo, façamos tudo conforme sua a vontade, nos colocando a disposição e agindo em nossa comunidade, tudo conforme seu projeto de salvação. Em comunhão com os irmãos, com o coração aberto, nos preparemos para receber o Pão da Palavra e o Pão Eucarístico que nos alimenta e nos sustenta. Com muita alegria vamos iniciar nossa celebração cantando...

Mª Elian

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

07 de fevereiro Domingo = A pesca milagrosa.

1º Coríntios 15, 1-11

Na sua primeira carta aos Coríntios, O apóstolo Paulo nos apresenta um testemunho de sua conversão, de sua fé imensa, de sua humildade, dando destaque para as provas da ressurreição de Jesus Cristo, e dentro deste destaque, Ele nos fala e garante que Jesus “apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive” para testemunhar o que digo, deve ter pensado.

Prezados irmãos. Geralmente nos contentamos com as aparições individuais de Jesus para algumas pessoas. Mas esta grande aparição que Paulo nos fala hoje, não deve ser esquecida em nossos encontros catequéticos. E não deixem de reforçar que Paulo garante o que fala quando afirma que a maioria das pessoas que viram Jesus ressuscitado ainda viviam e, pode-se concluir, que essas pessoas estavam prontas para testemunhar a veracidade de tal afirmação.

EVANGELHO

Lucas 5, 1-11

Algumas pessoas tentam quase de tudo na vida em termo de profissão, e não conseguem nada. E de repente, sem menos esperar, se vê perfeitamente adaptada em uma atividade profissional na qual terá a oportunidade de fazer muito pelo bem da humanidade, como é o caso de um professor, um radialista, ou mesmo um sacerdote.

Os pescadores tentaram a noite toda apanhar algum peixe, e nada. Tudo já estava planejado por Deus. Para que de manhã, quando Jesus dissesse: Lança a rede, tudo aquilo viesse a acontecer para a Glória de Deus.

Na nossa vida também acontece isso. Nós nos embrenhamos por vários caminhos e só colhemos fracassos, ou simplesmente, não temos o sucesso esperado. De repente Jesus aparece e nos diz. O caminho é deste lado, e aí é só alegria. O difícil é escutar a voz de Jesus que se nos apresenta através de uma pessoa, de um acontecimento, ou mesmo através de um aparente fracasso. Para escutar o chamado de Jesus, os pescadores não tiveram de fazer nada. Mas nós precisamos estar sintonizados com Deus 24 horas por dia para poder discernir: o que é a voz de Deus, o que é pensamento egoísta nosso, e o que é tentação do demônio. Viu? Às vezes fica complicado separar essas três coisas. Para isso precisamos levar uma vida santa e repleta de muita oração.

Pescadores de homens ou de almas é a nossa missão. Nós cristãos engajados, você que foi atraído(a) por Deus para encontrar este blog e para ler esta reflexão, e principalmente os catequistas e sacerdotes.

Os pescadores lançaram as redes durante a noite toda e não apanharam nem um peixe. Porque não era a vontade de Deus que eles fossem bem sucedidos durante a noite, para que depois vivessem um dos maiores milagres do Filho de Deus que os transformara em seus seguidores e pescadores de pessoas em vez de peixes.

E aqueles homens profissionais da pesca largaram tudo até mulheres e filhos para seguir Jesus. As suas respectivas famílias foram cuidadas pelos seus pais, mais na verdade, passaram a ser cuidadas pela graça de Deus que não deixou faltar absolutamente nada.

Em tudo na nossa vida poderemos, a exemplo dos pescadores, lançar a rede o tempo todo e não conseguir nada. Isso acontece por não ser a vontade de Deus, porque Deus nos quer em outra atividade na vida, ou simplesmente porque estamos fazendo as coisas sozinhos sem pedir a ajuda de Deus. Ou sem estar sempre em sintonia com Deus e sem deixar que Ele dirija os nossos passos e a nossa vida. Essa é uma das grandes causas do fracasso de muita gente. Achar que pode tudo sem a presença de Deus em suas vidas. Isso sem falar no perigo de satanás se apoderar de nós, já que não estamos do lado de Deus, e nos transformar em agentes do mal.

Prezados irmãos. Entregue sua vida nas mãos de Deus. Busque a Deus com toda sua inteligência, com toda sua força. E todo o resto Ele vai lhe dar de acréscimo. Foi o próprio Jesus quem garantiu isso. E Ele não falha! Pode acreditar nisso. Experimente!

Sal.

===================================================

07= de fevereiro – Domingo- Com confiança e obediência lancemos nossas redes.

(Lc 5, 1- 11)

O evangelho hoje, nos fala da vocação dos primeiros discípulos. Jesus chama Pedro e seus companheiros. Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e para ouvir a suas palavras, a multidão se comprimia ao redor Dele. Então Jesus sobe no barco de Simão e pede para que se afaste um pouco da margem e dali ensinava a multidão. Depois de falar a multidão, Jesus pede a Simão que jogue suas redes em águas mais profundas. Os pecadores estavam cansados, trabalharam a noite toda, e nada pescaram. Mas, Simão responde: ”Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas em atenção a tu palavra, vou lançar as redes”. E Simão demonstrando sua fé e confiança em Jesus, lançou a rede, mesmo sabendo que não era horário apropriado para pesca, mas fez conforme Jesus lhe pedira. E Qual foi resultado? Pegaram uma quantidade enorme de peixes que suas redes não suportaram e pediram ajuda de seus companheiros que estavam em outra barca. Como pode? Jesus falou o que eles deveriam fazer, e eles aceitaram a palavra de Jesus, fizeram o que ele havia pedido para que fosse feito, e o resultado foi fantástico. Simão reconhece o poder de Jesus, e se prostra aos seus pés, confessando ser pecador e indigno de estar próximo de Dele. Jesus diz a Simão: ”Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.” Eles levaram as barcas para margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Jesus nos chama para segui-lo, a pregar o evangelho, dar continuidade a sua missão. Missão esta que deverá continuar até sua volta. E hoje o evangelho nos anima a avançar em águas mais profundas em nossas vidas, em nossa comunidade, na busca pela justiça, pela paz, pela vida plena. Jesus nos motiva a não desistir, a tentar sempre, não desanimar, não perder as esperanças, nas dificuldades, ou nos fracassos. Assim como Simão e seus companheiros, confiaram em Jesus. Acreditemos que Ele está ao nosso lado nos orientando, nos iluminando do com o Espírito Santo. E quanto mais nos aprofundarmos no conhecimento do evangelho, e seguirmos o que Cristo quer que façamos, mais rápido nós encontraremos respostas para nossas necessidades, dúvidas, angustias...

Mesmo tendo consciência de que podemos fracassar, não podemos desistir de lançar nossa rede, Jesus providenciará para nós o peixe. Que nossas redes tenham o amor de Deus, necessário para atrairmos as pessoas sem promessas enganosas e milagrosas. Tenhamos Cristo em nosso coração, sem Ele nada pescaremos, com Ele tudo é possível. Para seguir a Cristo devemos ser generosos, estar unidos a Ele. Podemos até servir sem renunciar a tudo. Mas com certeza algum sacrifício teremos de fazer. Nem sempre as cosias acontecem como queremos, sejamos pacientes, compreensivos. Podemos iniciar nossa missão em nossa família, depois lançarmos nossas redes em águas mais profundas, como em nossa comunidade, numa pastoral, hospitais... O importante é iniciarmos em algum lugar, de preferência naquele local onde Jesus pede para que lancemos nossa rede. A rede do amor fraterno, da justiça, da comunhão e da paz...

Um abraço a todos!

Mª Elian

Oração: Ó Deus das luzes, tu dás vida à nossa, e, com tua ajuda, venceremos as dificuldades que enfrentamos. Vem em socorro de nossas necessidades, sustenta nossa vida, para que possamos, em tudo, seguir Jesus Cristo, teu filho. Amém!

===================================================

Jesus convida os pescadores.

O Mar da Galiléia tinha muito peixe e os pescadores tiravam dali o sustento para suas famílias, pois o peixe era o alimento básico naquela região. Os pescadores atendendo o chamado de Jesus largaram tudo. Rede, família e o seguiram imediatamente. O evangelista não conta como ficaram aquelas famílias, com relação ao seu sustento, depois que os pescadores seguiram Jesus. Provavelmente, os irmãos, os pais continuaram o trabalho da pesca e pela graça de Deus, nada faltou para eles.

Jesus hoje está nos convidando a largar tudo e segui-lo. A largar, principalmente esta vida de pecado, a renunciar tudo que até hoje nos iludiu com uma falsa aparência de felicidade, mas que na realidade não passou de ilusão que nos conduz a infelicidade ao longo do tempo.

E depois desta mudança de vida, desta conversão de direção para a direita, Jesus nos escolhe para seguir os seus passos, para imitá-lo e fazer o que ele fez: Mostrar para as pessoas que Deus existe e quer que construamos um mundo melhor, através da evangelização. Na verdade não seria bem imitar Jesus. Seria adaptar o seu projeto, seu método nos dias de hoje, de acordo com a nossa realidade.

Mas como faremos isso? (Maria fez a mesma pergunta ao ser anunciada pelo anjo). Jesus vai cuidar de tudo, viu o que ele disse? Eu os farei pescadores de homens. E fará isso através de outras pessoas que aparecerão em seu caminho.

Após nos converter, nos embeber de Jesus como uma esponja se embebe e água, vamos mostrá-lo aos nossos irmãos pela palavra e pelo exemplo. Quando você se põe em postura de oração perto dos seus filhos, perto dos seus irmãos menores, você está evangelizando pelo exemplo, porque os pequeninos vão imitar você. Eles repetem nas suas brincadeiras, as coisas que os adultos fazem ao seu redor. Se assistirem brigas e desamor, eles também vão imitar isso. Cuidado!

Jesus evangelizou pela palavra e pelo exemplo. Ele Fez discursos, e fez coisas que escandalizou aqueles que haviam deturpado a vontade do Pai, os líderes religiosos. Ao comer com os pecadores, Jesus ensinou em atitudes, que na casa do Pai havia muitas moradas. Ao perdoar Madalena, Ele mostra em ato que o pecador arrependido merece o perdão, e que a mulher não é uma escrava, e sim uma filha de Deus.

A evangelização começa em casa. Mas Jesus hoje está convidando especialmente você que ainda não está engajado na vida da Igreja. Você que abriu este Blog e está lendo esta mensagem. É! Você mesmo! Que tal largar tudo de errado que você vem fazendo e seguir Jesus? E depois de estar firme com Ele em sua vida, que tal apresentar-se na sua paróquia, ao seu padre, e dizer que quer fazer parte da comunidade, dando de si aquilo que você sabe fazer? Pastoral dos pobres, Pastoral da saúde, Pastoral da catequese etc.

Jesus chamou você hoje através deste Blog. Vamos, não fique aí parado(a)! Segue-O como fizeram os pescadores!

Sal.

=================================================

Avance para águas mais profundas.

Como vai a sua vida? O que você tem feito de diferente? Há quanto tempo você não sai da rotina e se aventura em algo novo? Há quanto tempo você vem apenas sobrevivendo nesse mundo cheio de possibilidades? Se a sua resposta é que você já está acostumado com a sua rotina, e não consegue se imaginar saindo dela, a mensagem de hoje é especialmente para você: "Lance a rede em águas mais profundas".
Simão já era pescador há muito tempo, e tinha experiência naquilo, pois já tinha a mesma rotina há muitos anos. Jesus veio para tirar a rotina e mostrar um mundo novo para ele. Veio torná-lo um "pescador de homens". Jesus sempre usava metáforas marcantes, que tocavam no fundo da alma. Tenho certeza que Simão Pedro nunca mais esqueceu que ele seria um pescador de homens. O mesmo convite que Ele fez a Simão, Ele faz a cada um de nós hoje.
Mas no início dá medo... Deixar a segurança daquela rotina em que você sabe o que vai acontecer, desde que acorda até a hora de dormir, é muito confortável. Mas tem um detalhe importante: Ele foi no barco junto com Simão e os outros pescadores. Então Ele também vai conosco, em nosso barco, basta que deixemos Ele entrar.
Hoje é o dia de convidar a avançar para águas mais profundas... Hoje é o dia de aceitar o convite para águas mais profundas... Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça...
Jailson Ferreira
jailsonfisio@hotmail.com

===================================================

Jesus chama os pescadores.

Jesus, logo no início de seu ministério, observa os pescadores e vê neles as qualidades adequadas para serem escolhidos como seus discípulos. Os pescadores eram solidários e entre eles reinava uma experiência de vivência comunitária. Jesus achou por bem chamá-los para dar continuidade a esta vida de pescadores que viviam em comunidade, em uma missão maior, que se tornaria muito mais ampla, de projeção universal. A missão de serem pescadores de pessoas, tornando-se proclamadores da boa notícia de vida plena para todos.

E notem que aqueles pescadores não se julgavam santos como nós, e até Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da demonstração de poder realizada por Jesus Cristo. Porque eles percebem que não se trata de um truque, mas sim de um tremendo milagre. A pesca milagrosa que haviam feito.

Então Jesus na maior calma os tranqüiliza. Se fosse hoje, talvez Jesus tivesse se expressado em uma linguagem bem jovem, assim: "Não esquenta, brother! Se liga na parada! A partir de hoje vocês estão convidados a serem pescadores de pessoas"

Irmãos. Todos nós também somos pescadores de pessoas. Todos nós somos evangelizadores, ou catequistas. Seja pela palavra seja pelo exemplo, mais o somos.

Você pode não ter o dom da palavra, mais você tem o dom de ser cristã, ou cristão autêntico. Você é aquela pessoa diferente que ninguém irá ver em nenhuma circunstância, dizendo um palavrão, falando mal dos outros, tramando uma paquera ou não defendendo sua Igreja quando for atacada por aqueles que não são católicos.

Você é uma pessoa diferente por que atendeu o chamado de Deus para viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. E assim, você evangeliza também pelo seu exemplo ao rezar, ao convidar seu amigo para ir à missa, ao combater as injustiças no seu ambiente de trabalho ou em sua casa, quando lidera um grupo de salvamento em uma situação de emergência, etc. Você é cristã, cristão de fato, de atos e principalmente de exemplos. Por isso é seguido(a) por aqueles que convivem com você no seu dia a dia.

Sal

Jesus chama os primeiros discípulos.

Este texto relata um fato ocorrido à beira do lago de Genesaré, ou lago da Galiléia. Na cena estão pescadores que limpam suas redes depois de terminado o trabalho, Jesus e uma multidão que se aperta à sua volta. Jesus parece conhecer esses pescadores. Entra no barco de Simão para distanciar-se um pouco da multidão, deixando que a água repercuta e espalhe sua voz. Mas o mais importante desta narrativa, é a interação entre Jesus e o pescador, Simão.

Num primeiro momento, Simão age movido por sua fé. Pescador experiente, certamente sabia que se a pescaria noturna não obtivera resultado, não seria durante o dia que isso aconteceria. Além disso, quem o instigava a lançar novamente as redes na água era um carpinteiro, do interior. Mas ele, confiando em Jesus torna a lançar as redes e retira-as com uma quantidade enorme de peixes. Mas quando Jesus envia o barco a águas profundas, exige de Simão uma decisão pessoal, firmada unicamente na fé. É sua resposta de fé que faz dele a pedra sobre a qual a Igreja será edificada.

Num segundo momento, Pedro cai diante de Jesus e O chama de "Senhor". É preciso observar que neste momento, o autor passa a chamar Simão de Pedro, "a Pedra", como será chamado mais tarde o chefe da Igreja. Simão Pedro está ciente da distância que há entre ele e Jesus, o "Senhor". Reage reconhecendo-se indigno. De acordo com Êxodo 20,19, vemos que a santidade divina não pode ser suportada por um ser humano.. Mas Jesus veio para os pecadores, e une a si mesmo, no seu ministério, todos os que confiam nele, como fez Pedro, que deixou tudo e O seguiu.

Este texto esclarece porque a Igreja, desde seus primórdios, se vê como "o barco de Pedro".

Como todo o evangelho de Jesus, precisamos adaptar o texto à nossa vida e este texto, em especial, faz-nos refletir sobre nossa fé, como resposta de vida. Será nossa vida, um "sim" aos ensinamentos de Jesus, mesmo quando nossa experiência nos diz que não dará certo? Foi o que fez Pedro. É o que devemos fazer também.

Outra questão bastante séria, é como vemos Deus na nossa vida. Pedro O reconhece e

O experimenta de tal forma que se sente indigno. Será que é desta forma que conhecemos a Deus, ou o vemos da forma que nos agrada? Mais ainda... Será que realmente o deixamos agir na nossa vida, para poder conhecê-lo? Pedro só O reconhece depois que, motivado pela fé, O deixa agir na sua vida, na sua pescaria.

Maria Cecília

COMENTÁRIO DO PADRE FERNANDO

Definitivamente, vivemos em um sistema que promove o consumo rápido, a satisfação imediata do desejo. É um sistema que é baseado em "descartáveis". Facilmente ainda encontrar pessoas mais velhas que não entendo como ele pode ser mais barato comprar um novo objeto para reparar o antigo danificado. Mas o caso. Assim, o sistema funciona. E o que é verdade para as coisas, para o material, também acaba com as relações entre as pessoas. Tudo é também "descartáveis", tudo serve para "cumprir os meus desejos e / ou as minhas necessidades. A pessoa, cada pessoa está no centro do universo e, como uma espécie de buraco negro enorme absorve tudo ao seu redor para, uma vez utilizado, expulso como resíduos. A descrição é algo de uma caricatura, um exagero, mas é de se entender.
A Palavra de Deus, como sempre nos perturba e nos convida a viver de forma diferente. É profético porque não anunciam o futuro, mas porque ela provoca, nos desafia, nos desafia a mudar nossa vida, nos sentimos desconfortáveis com o que fazemos. Mas sempre nos fazem mais pessoas, mais livre, mais irmãos, filhos e filhas de Deus.

Jesus nos convida a segui-lo.
Palavra de hoje nos confronta com nossa vocação a que Deus nos chamou para ser o povo a ser livre, para viver em fraternidade. Seguir Jesus é simplesmente cometer a construir o seu reino. Quem segue Jesus é um pescador de homens e mulheres que estão perdidos em seus buracos negros, para levá-los para a rede de solidariedade, de fraternidade, de um encontro feliz com o Pai comum de todos nós sentados na mesa Eucaristia.
Esse chamado de Deus fora de nossos hábitos, o lugar onde nos sentimos confortáveis, nos perturba, nos fora. Ele nos convida a deixar de ver o centro do universo em que tudo (pessoas, coisas, idéias ...) se vira para nos colocar em uma relação diferente com tudo ao nosso redor. Nós somos parte da criação e viver em fraternidade e igualdade de relacionamento com as pessoas. Realidade e as coisas materiais, fazem parte do nosso ecossistema, mágico e maravilhoso equilíbrio que é a vida.
Anunciar e viver em nosso mundo que a realidade pode não ser fácil. É difícil para nós, porque nos leva para fora de nossas casas e nos obriga a viver de uma maneira nova. De lá você pode entender que o carvão que o anjo leva a queimar os lábios do profeta. E como o fogo destrói e abre espaço para a nova criação, para fazer-nos servos de seu reino.
Isto significa que a missão de Paulo a anunciar o Evangelho tem sido um trabalho de verdade, tem havido um esforço genuíno e compromisso com a vida. Paul está aberto à graça de Deus e deixou de trabalhar para ele até que ele nasceu no novo homem, um cidadão do Reino .
E assim entendemos que a primeira resposta dos discípulos de Jesus para convite de Jesus para voltar a lançar as suas redes, é que eles estão cansados.
Ter passado a noite inteira lutando e não ganharam nada. Não sinto nada. Mas Jesus, Jesus foi muito e era difícil de recusar-lhe qualquer coisa. Em seu nome novamente para lançar as suas redes e pesca foi tão grande que quase quebrou o líquido. A graça de Deus pode fazer o que pode parecer impossível para nós!

O Reino é possível.
Isaías sentiu o fogo da palavra na sua boca, mas não assustados, ele ouviu o apelo e foi um grande profeta para o seu povo. Paul começou a perseguir os cristãos, mas a graça de Deus tocou seu coração e se tornou o grande apóstolo dos gentios, ou seja, nós. Os discípulos abandonaram suas redes e seguiram a Jesus, porque, mesmo sem entender o todo, eles perceberam que Jesus levou a novas formas e que a Sua Palavra deu uma nova dimensão às suas vidas.
Hoje vamos ouvir a palavra de novo. Se nós vamos entrar em nossos corações e renunciar ao conforto dos nossos buracos negros, também nós realmente amá-la e começar a sonhar que um novo mundo é possível e começar a trabalhar todos os dias para realizar o Reino de que Jesus falou. Sua graça e espírito são nossos aliados. Eles tornam realidade o que nós pensamos que é impossível.
Fernando Torres Perez CMF
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A PESCA MIRACULOSA


07-de feverero

1ª Leitura
Isaías vive mais uma de suas visões proféticas e apocalípticas sobre o reino de Deus. O cenário descrito durante a leitura é magnífico, perfeito, muito melhor do que o exílio e as guerras travadas pelo povo eleito na época em que Isaías recebia seu chamado. E envio. E o envio para anunciar as riquezas celestes e as formosas legiões angelicais é um dom recebido por Isaías. Deus Pai envia Isaías para uma missão difícil e profunda enraizada no amor, já que só assim para que o nosso mais famoso profeta ter a verdadeira coragem de pregar a futura Boa Nova. E não consideremos que o envio seja apenas um ato divino que incumbe Isaías. Nada disso. Todos nós somos enviados. Porque precisamos assumir nossos pecados (como Isaías fez diante de toda a glória vista), e, principalmente, assumir a nossa santidade (como Isaías agiu daí em diante). Para que todos nós possamos construir esse reino perfeito que glorifica o Senhor. Quem não gostaria de viver no reino de amor feito pelo próprio Pai? Portanto, precisamos ser perseverantes e assumirmos também a nossa responsabilidade como enviado de Deus a esse mundo. Que tendo o exemplo de Isaías Enviado, possamos ter a audácia necessária para profetizarmos durante toda a vida: o amor que constrói o Reino; por Nosso Senhor Jesus Cristo, amém.

07/fev - Evangelho
Imagina ficar a manhã esperando pelo seu alimento e nada nas mãos. Agora imagina ter que aguardar pela sua refeição durante toda a manhã e toda a noite. Imaginou? Bem, então você entende a fome e o total cansaço vivido por Simão Pedro e os seus iguais até o galileu aparecer. Jesus conhecia bem os mares, e também entendia mais do que qualquer um sobre as intervenções divinas. Um milagre acontece com todos que escutam o que o Senhor tem a nos dizer. Não foi diferente com quem observava o Deus Filho em cima da barca. As redes se romperam de tantos cardumes ali obtidos. Foi um grande sinal de multiplicação e também de vida dado por Cristo. Mas a alusão maior nesse Evangelho é que Jesus aguarda por pescadores. De homens. E isso vai muito além do que uma simples pesca dominical é novamente um envio. Agora feito pelo próprio Deus Filho. A quem assiste o milagre de viver, Deus o incumbe a missão de ser profeta e anunciar a Palavra ao seu próximo - com testemunho diário e autêntico. Jesus convida Simão e todos nós a sermos pescadores de homens e ser parte de seu apostolado. Não importa os nossos pecados, medos e vícios, pois o amor ágape de Jesus é muito maior do que todas as coisas terrenas, podendo despertar nossa santidade. Que Jesus renove nossos corações e os dignifique, para que consigamos dar um testemunho autêntico e diário ao nosso próximo, amém.

Lincoln Spada