TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





sábado, 27 de março de 2010

DOMINGO DE RAMOS - PAIXÃO E RAMOS

.

.

HOMILIAS PARA O DIA 28 DE MARÇO DE 2010

========================================================

BEMDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica,

porém, respeitamos todas as religiões.

................................................................................................................

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS E PARENTES. ASSIM VOCÊ ESTARÁ TAMBÉM EVANGELIZANDO PELA INTERNET.

...............................................

AH! DEIXE SEU RECADO, CRÍTICA E SUJESTÃO. PARA QUE POSSAMOS MELHORAR ESTE TRABALHO PARA A GLÓRIA DE DEUS, E NOSSA SALVAÇÃO.

COMENTÁRIOS PARA ENRIQUECER SUA HOMILIA

BOA CELEBRAÇÃO.

1- A PAIXÃO E RAMOS - José Cristo Rey Garcia Paredes

2- BENDITO O REI DA PAZ -Maria Elian.

3- DOMINGO DE RAMOS - Cecilia

4- BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR! - SAL

5 – DOMINGO DE RAMOS OU PAIXÃO DE CRISTO– - Padre Claudio

6 – DOMINGO DE RAMOS - Fernando Torres

7- DOMINGO DE RAMOS - Pe. Luiz Miguel Duarte

8- PÁSCOA É HORA DE CONVERSÃO – SAL E JOSÉ DIAS

comentarista

Bom dia, irmãos e irmãs sejam todos bem vindos. Hoje Domingo de Ramos, iniciamos a Semana Santa e recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para celebração da Páscoa. Cumprindo assim a profecia de Zacarias, Jesus foi aclamado: “Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz na terra e glória nas alturas!” e reconhecido como o Messias. Hoje como fez naquele tempo o povo de Jerusalém, com os ramos nas mãos, e muita alegria, vamos saudar e seguir nosso Rei e Salvador, cantando...

(Maria Elian)

==========================

É TEMPO DE CONVERSÃO ATRAVÉS DA ORAÇÃO, DA ESMOLA E DO JEJUM. CONFIRA LENDO O TEXTO DO PADRE JOSÉ ADALBERTO.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A COLETA DA SOUDARIEDADE

A Campanha da Fraternidade tem seu início na quarta-feira de Cinzas e
se prolonga por cinco semanas, terminando no domingo de Ramos com a
coleta da solidariedade.

Durante o tempo quaresmal, todos fomos convidados à escuta da palavra, à oração e à conversão, procurando fazer penitência por causa dos nossos pecados. Tudo isso se concretiza na vida de oração, jejum e esmola, tendo como iluminação o trecho do
evangelho lido na quarta-feira de Cinzas (Mt 6,1-6.16-18). .

Assim, a oração determina a espiritualidade do tempo quaresmal, o jejum nos une a Cristo sofredor e a esmola transforma nossa espiritualidade em caridade, que perdoa os
nossos pecados. Dessa forma, as três coisas se unem e a vivência quaresmal se toma mais perfeita. Por isso, o jejum por nós praticado faz que os bens não consumidos deixem de ser nossos e pertençam aos pobres e necessitados caso contrário, não foi feito jejum, mas economia.

A coleta da solidariedade é justamente a coleta dos frutos do nosso jejum e da nossa conversão para que por meio de projetos sociais que respondam aos objetivos propostos pela Campanha da Fraternidade sejam distribuídos aos pobres e necessitados de todo o Brasil.

Por isso é importante a participação de todos os cristãos, em todas as comunidades que celebram o domingo de Ramos, que este ano será no próximo domingo. Além de realizar de forma mais plena os objetivos do tempo quaresmal, eles contribuem para que
os mais necessitados tenham uma vida melhor, tenham seus direitos respeitados e se sintam valorizados na sua dignidade.

Pe. José Adalberto Yanzella
(Secretário-executivo da CF)

=======================================================================================

DOMINGO DE RAMOS – OU A PAIXÃO DE CRISTO

A liturgia deste Domingo de Ramos convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projetos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz revela-se o amor de Deus, esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

Leituras Primeira Leitura - Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 50,4-7)

Jesus, o “servo” sofredor que faz da sua vida um dom por amor, mostra aos seus seguidores o caminho: a vida, quando é posta ao serviço da libertação dos pobres e dos oprimidos, não é perdida mesmo que pareça, em termos humanos, fracassada e sem sentido. Temos a coragem de fazer da nossa vida uma entrega radical ao projeto de Deus e à libertação dos nossos irmãos?

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.

5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás.

6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.

7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado.
Palavra do Senhor.

Segunda Leitura - Primeira Carta de São Paulo aos Filipenses (Fl 2,6-11)

Os acontecimentos que, nesta semana, vamos celebrar garantem-nos que o caminho do dom da vida não é um caminho de “perdedores” e fracassados: o caminho do dom da vida conduz ao sepulcro vazio da manhã de Páscoa, à ressurreição. É um caminho que garante a vitória e a vida plena.

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.

10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.
Palavra do Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas (Lc 23,1-49)

Contemplar a cruz onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade… Significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias. Significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens. Significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver deste jeito pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de uma dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição.

Naquele tempo, 1toda a multidão se levantou e levou Jesus a Pilatos. 2Começaram então a acusá-lo, dizendo:

Ass.: “Achamos este homem fazendo subversão entre o nosso povo, proibindo pagar impostos a César e afirmando ser ele mesmo Cristo, o Rei”.

L. 1: 3Pilatos o interrogou:

L. 2: “Tu és o rei dos judeus?”

L. 1: Jesus respondeu, declarando:

Pres.: “Tu o dizes!”

L. 1: 4Então Pilatos disse aos sumos sacerdotes e à multidão:

L. 2: “Não encontro neste homem nenhum crime”.

L. 1: 5Eles, porém, insistiam:

Ass.: “Ele agita o povo, ensinando por toda a Judéia, desde a Galiléia, onde começou, até aqui”.

L. 1: 6Quando ouviu isto, Pilatos perguntou:

L. 2: “Este homem é galileu?”

L. 1: 7Ao saber que Jesus estava sob a autoridade de Herodes, Pilatos enviou-o a este, pois também Herodes estava em Jerusalém naqueles dias. 8Herodes ficou muito contente ao ver Jesus, pois havia muito tempo desejava vê-lo. Já ouvira falar a seu respeito e esperava vê-lo fazer algum milagre. 9Ele interrogou-o com muitas perguntas. Jesus, porém, nada lhe respondeu.

10Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei estavam presentes e o acusavam com insistência. 11Herodes, com seus soldados, tratou Jesus com desprezo, zombou dele, vestiu-o com uma roupa vistosa e mandou-o de volta a Pilatos. 12Naquele dia Herodes e Pilatos ficaram amigos um do outro, pois antes eram inimigos.

13Então Pilatos convocou os sumos sacerdotes, os chefes e o povo, e lhes disse:

L. 2: 14“Vós me trouxestes este homem como se fosse um agitador do povo. Pois bem! Já o interroguei diante de vós e não encontrei nele nenhum dos crimes de que o acusais; 15nem Herodes, pois o mandou de volta para nós. Como podeis ver, ele nada fez para merecer a morte. 16Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.

L. 1: 18Toda a multidão começou a gritar:

Ass.: “Fora com ele! Solta-nos Barrabás!”

L. 1: 19Barrabás tinha sido preso por causa de uma revolta na cidade e por homicídio. 20Pilatos falou outra vez à multidão, pois queria libertar Jesus. 21Mas eles gritaram:

Ass.: “Crucifica-o! Crucifica-o!”

L. 1: 22E Pilatos falou pela terceira vez:

L. 2: “Que mal fez este homem? Não encontrei nele nenhum crime que mereça a morte. Portanto, vou castigá-lo e o soltarei”.

L. 1: 23Eles, porém, continuaram a gritar com toda a força, pedindo que fosse crucificado. E a gritaria deles aumentava sempre mais. 24Então Pilatos decidiu que fosse feito o que eles pediam. 25Soltou o homem que eles queriam — aquele que fora preso por revolta e homicídio — e entregou Jesus à vontade deles.

26Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para carregá-la atrás de Jesus. 27Seguia-o uma grande multidão do povo e de mulheres que batiam no peito e choravam por ele. 28Jesus, porém, voltou-se e disse:

Pres.: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos! 29Porque dias virão em que se dirá: ‘Felizes as mulheres que nunca tiveram filhos, os ventres que nunca deram à luz e os seios que nunca amamentaram’. 30Então começarão a pedir às montanhas: ‘Caí sobre nós! e às colinas: ‘Escondei-nos!’ 31Porque, se fazem assim com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?”

L. 1: 32Levavam também outros dois malfeitores para serem mortos junto com Jesus. 33Quando chegaram ao lugar chamado “Calvário”, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. 34Jesus dizia:

Pres.: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!”

L. 1: Depois fizeram um sorteio, repartindo entre si as roupas de Jesus. 35O povo permanecia lá, olhando. E até os chefes zombavam, dizendo:

Ass.: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

L. 1: 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam:

Ass.: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

L. 1: 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”. 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo:

L. 3: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

L. 1: 40Mas o outro o repreendeu, dizendo:

L. 4: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”.

L. 1: 42E acrescentou:

L. 4: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”.

L. 1: 43Jesus lhe respondeu:

Pres.: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

L. 1: 44Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde, 45pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio, 46e Jesus deu um forte grito:
Pres.: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.

L. 1: Dizendo isso, expirou.

(Aqui todos se ajoelham e faz-se uma pausa.)

L. 1: 47O oficial do exército romano viu o que acontecera e glorificou a Deus, dizendo:

L. 5: “De fato! Este homem era justo!”

L. 1: 48E as multidões, que tinham acorrido para assistir, viram o que havia acontecido e voltaram para casa, batendo no peito. 49Todos os conhecidos de Jesus, bem como as mulheres que o acompanhavam desde a Galiléia, ficaram a distância, olhando essas coisas.
Palavra da Salvação.

omentário

Jesus e seus juizes

A liturgia do Domingo de Ramos não nos permite dedicar tempo para comentar a Palavra. Ela é abundantemente proclamada tanto na introdução - que evoca a entrada de Jesus em Jerusalém e no templo -, como depois na proclamação da Paixão segundo São Lucas e as duas leitura precedentes.

Não obstante, para não perder tanta riqueza, quero oferecer uma síntese que, talvez, nos ofereça algumas claves para interpretar este momento histórico que vivemos.

Entre os relatos da Paixão dos Sinóticos, o de Lucas é aquele que nos mostra um Jesus sereno e enérgico ao mesmo tempo. Sabe dominar a situação. Nunca perde o equilíbrio. É julgado por diversos tribunais; porém no fundo é Ele quem julga a todos com sua dignidade, com seus silêncios, com seus gestos de paz. Jesus estava habitado por uma presença misteriosa, por conexões muito intensas com Deus, seu Abbá e era consciente do momento "decisivo” (apocalíptico) que estava vivendo, não somente Ele, mais também sua comunidade.

O relato de Lucas da Paixão poderia se estruturado em quatro partes:

Quando chegou a hora
A hora das trevas
A manhã do juízo
A tarde da execução

Trata-se do ultimo dia de vida de Jesus, da ultima memória que Ele nos deixou.

Quando chegou a hora: se trata do último gesto, da última lição e da última advertência. O último gesto de Jesus tem que ver com seu desejo de compartilhar a festa da liberação com “os seus” e configurá-la “eucaristicamente". Oferece-lhes duas vezes o cálice da Aliança e uma vez seu corpo feito pão. A última lição tem que ver com o uso do poder: Jesus se apresenta como modelo de serviço, como "o que serve" e não vem para ser servido (em correlação com o lava-pés de João). A última advertência tem que ver com o momento apocalíptico que se aproxima. Jesus comunica aos seus apóstolos que Satanás pediu permissão para tentá-los, que os poderes da mal estão se mobilizando e que é necessário se preparar para essa batalha. Eles não o entendem bem, porque pensam em utilizar espadas. Jesus foi o primeiro que disse: “Basta”. Basta de violência. Os convida para a oração, mesmo com todo o cansaço. A oração e a vigilância são armas apocalípticas que atrai os anjos defensores.

A hora das trevas: "Esta é sua hora... à noite, quando as pessoas não os vê”. É a repreensão de Jesus a quem não utiliza “luz e taquígrafos” - como costumamos dizer -. Eles fazem tudo às escondidas para não serem surpreendidos. É a hora da traição do amigo, é a hora do abandono mais cruel, hora de nenhuma solidariedade... É a hora da indignidade! Somente quando amanhece alguém se dá conta da sua baixeza. Porém, só cabe chorar.

A manhã do juízo: Em um dia querem acabar com Jesus... antes que entardecesse. Quando há interesses, como é ágil a justiça! Os membros do Sanedrín madrugam. Querem julgá-lo por declarar-se o Cristo, porém Jesus é mais inteligente que todos eles e os deixa sem argumentos: "Se eu digo isto não me crereis; se os pergunto não respondereis”. Então eles levam Jesus a Pilatos para que o julga-se por declarar-se "rei dos judeus". Jesus o reconhece. Pilatos não encontra em Jesus nenhum delito; tão pouco o curioso Herodes. Pilatos cede e “entrega Jesus à vontade deles”. Um fiel reflexo do que podem ser muitos juizes sobre a terra!

A tarde da execução: Se organiza a comitiva. Jesus vai a frente e atrás o Cireneo a quem obrigam a levar a cruz, porém também mulheres que sofriam e lamentavam por Ele. Jesus tem energia para fazer-lhes ver a gravidade do momento: é necessário chorar, não por Ele, mas pelo que vai acontecer, pelas novas gerações, pela situação mundial, pela perversidade que é estabelecida nos lugares de decisão... porque o véu do Templo vai se rasgar. Também vão com Jesus dois malfeitores, os quais também vão ser executados. Cravado na cruz, Jesus ora a seu Abbá e pede perdão pelos outros, pela sua ignorância. Ao insulto e a zombaria Ele não responde. A quem tem o coração aberto, como o bom malfeitor, promete o paraíso. Chega a hora das “trevas de Deus” sobre a terra, a hora na qual o Templo deixa de ser templo. É a hora da última oração e grito de Jesus: "Abbá em suas mãos encomendo meu espírito". Quem havia sido julgado pelos romanos e pelos judeus, encontra em cada grupo um homem que é transformado pela morte de Jesus: o centurião e José de Arimateia. As pessoas retornam para casa reconhecendo sua maldade e injustiça. As mulheres estão a altura de Deus e seguem compassivas, até a tumba, até Jesus.

Nós também falamos de juizes, testemunhas, processos longos, processos rápidos. Juizes para investigar ataques, para elucidar divórcios, para prender ou soltar. Nós também sabemos que hoje existem “horas de trevas”, onde se decide o que a maioria não sabe. As grandes decisões não se tomam “abertamente". Também nós sabemos como se dobram quem tem que tomar serias decisões ante os poderes econômicos, políticos, religiosos, ou ante os votos previsíveis. Desta maneira, como indefeso estão os inocentes, os não culpáveis!

Parece que, depois de tantas reformas e de tantos avanços, a justiça continua sendo “forte com os fracos, e fraca com os fortes”. Parece que o destino do justo é ser condenado. Por isso, Jesus nos falou que o grande recurso de todos é a
Oração, confiar loucamente no Abbá, manter a calma e renunciar à violência. Não esqueçamos que o “Basta” não tem outro autor se não o Jesus do evangelho de Lucas.

José Cristo Rey Garcia Paredes

========================================================================================

SEGUNDO COMENTÁIO = MAIA ELIAN

28=de março – domingo = Bendito é Rei da paz, que vem nome do Senhor.

Evangelho (Lucas 19, 28-40)

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, hoje celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e o início da Semana Santa. Jesus vai a Jerusalém com seus discípulos para celebrar a Páscoa. Jesus chega à Jerusalém montado em jumento (que simboliza a humildade), e também para mostrar a todos que Ele não era o Rei guerreiro que esperavam, mas o Rei dos pobres e da paz, e que servia o povo. Jesus foi recebido pela multidão com folhas de palmeiras nas mãos e aclamado, com gritos e alegria: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” (Lucas 19:38) Os fariseus, ouvindo a multidão, a voz forte do povo, e como ela reagiu diante da presença de Jesus, pediram para que Ele repreendesse seus discípulos e Jesus respondeu: “...se eles calarem, as pedras gritarão.” (Lucas 19:40). E os fariseus com inveja, dominados pelo medo de perder o poder, mais uma vez tramam a morte de Jesus e na naquela época a mais humilhante, a morte de cruz.

Essa mesma multidão que recebe Jesus com esperança, que estenderam suas roupas no caminho enquanto Jesus passava, que acreditaram que sendo Ele o Messias, os libertaria dos abusos religiosos, e da opressão que sofriam do império romano, alguns dias mais tarde, manipulados por esse mesmo sistema religioso, político e opressor, acusariam Jesus de impostor, pedem sua morte, levando-o a ser condenado à morte na cruz.

Neste domingo, caminhando com Jesus, podemos refletir se realmente estamos seguindo o Cristo de evangelho de hoje, que veio para libertar os pecadores, os pobres, os humildes, os excluídos, os marginalizados. Não devemos esquecer que somos batizados, pertencemos a uma comunidade, somos membros da Igreja de Cristo, é por ele que devemos lutar, defendendo sempre a nossa fé e unidos a Cristo, caminhando para Deus. Não imitemos neste domingo com nossos gestos, o que aconteceu em Jerusalém, mas acolhamos realmente Jesus como nosso Rei e Senhor: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”

Um abraço a todos!

Elian

Oração

" Senhor, por favor me ajude a estar disposto a obedecer a suas instruções, mesmo quando eu não entender todos os detalhes ou a sua importância. Obrigado pelo privilégio imenso que você concedeu a mim e aos meus irmãos e irmãs de ser participantes de sua missão. Amém. "

===============================================================

TERCEIRO COMENTÁRIO = CECILIA

DOMINGO DE RAMOS

No Domingo de Ramos comemoramos a entrada triunfal de Cristo na cidade santa, trono do Senhor, para ai consumar plenamente a sua páscoa de morte e ressurreição. Usamos ramos, para relembrar os acontecimentos, mas não devemos valorizá-los mais do que o mistério que expressam: a realeza messiânica de Jesus.

Sim, Jesus é Rei, e em sua entrada triunfal revela-nos também o tipo de realeza que possui. Ao montar um jumento, dá maior ênfase à paz do que à humildade. Como poderia enfrentar uma guerra o rei que monta um jumento e não um cavalo?

A escolha de um jumento nunca montado anteriormente, faz-nos lembrar das vacas escolhidas para puxar a Arca da Aliança (1 Sm 6,7). Jesus torna-se a própria Arca, presença pessoal de Iahweh entre o povo eleito, Aliança perfeita entre Deus e a humanidade.

O relato detalhado das instruções dadas por Jesus sobre como encontrar o animal e de como essas instruções foram cumpridas, revelam para nós a presciência divina e a autoridade messiânica de Jesus.

Os louvores dos discípulos lembram o canto angelical do nascimento de Jesus (Lc 2,14), confirmando a profecia feita então.

A resposta de Jesus aos fariseus que o interpelam evidencia que chegou a hora da proclamação de sua plena identidade e missão. O plano de Deus será revelado, ainda que as pedras tenham que fazer isso.

Cecilia.

===============================================================

QUARTO COMENTÁRIO = SAL

28 de Março – Domingo de Ramos.

Evangelho: Lucas 19, 28-40

DOMINGOS DE RAMOS

BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos dia em que aconteceu:

· Entrada Triunfal de Jesus a Jerusalém;

· Jesus entrou na cidade montado em um jumento;

· Jesus é saudado como um rei -- com os Ramos;

· Jesus é Rei;

A Semana Santa merece ser vivida em clima de oração pessoal, esforço de conversão e maior dedicação fraterna. Do Domingo de Ramos até a quinta-feira santa, completamos o grande retiro quaresmal. Com a Missa da Ceia do Senhor na quinta-feira à tarde, iniciamos o Tríduo pascal da morte e ressurreição do Senhor. O cume de todas as celebrações é a vigília pascal na noite de sábado, madrugada de domingo. Essa Vigília se desdobra na alegria do Domingo da Ressurreição e nos cinqüenta dias do Tempo pascal, o Pentecostes sagrado, que é considerado como que um único e grande domingo.
As celebrações devem ser bem preparadas, e tanto seu conteúdo como sua forma merecem todo o zelo. Não podem ser meros espetáculos litúrgicos destinados a nos comover. Não são também apenas reuniões catequéticas feitas para instruir ou para conscientizar as pessoas. Não são comemorações nostálgicas de acontecimentos ocorridos vinte séculos atrás. Cada celebração se situa como memorial do Senhor, o que é uma retomada da lembrança dos fatos antigos da salvação para viver e aplicar a eficácia atual que eles têm. É uma realização da Igreja convocada para atualizar permanentemente a Páscoa do Senhor, nos sinais litúrgicos e principalmente no compromisso de construção do Reino de Deus...

(Do livro Semana Santa — Anos A,B,C, Paulus, São Paulo, 4ª ed., 1998, pp. 5-6).

É a semana e que vamos relembrar o sofrimento de Jesus por nós, e comemorar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual ao passar da morte para a vida, além de nos deixar mais uma prova da sua divindade, nos sugere que também nós devemos nascer de novo, e passar da morte para a vida, numa ressurreição pessoal. Morrer para tudo aquilo que nos afasta de Deus, e viver para uma vida sintonizada com Deus através dos ensinamentos de Jesus, fazendo a vontade do Pai, firmes no nosso compromisso de construção de um mundo melhor, através da nossa missão de evangelizadores na nossa casa, na nossa paróquia, nas escolas e também pelo mundo, usando os recursos tecnológicos da Internet.

Sal
==================================================

QUINTO COMENTÁRIO =PE. CLAUDIO

DOMINGO DE RAMOS E A PAIXÃO DE CRISTO

A liturgia do Domingo de Ramos convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projetos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus - esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

Como antecipação à Semana Santa que começamos, lemos hoje o relato completo da Paixão e Morte de Jesus. É sabido que os quatro evangelistas nos contam este mesmo fato embora não da mesma forma. Cada um busca dar-lhe sua própria orientação teológica e pastoral, uma vez que cada evangelho é uma forma de responder às inquietações diferentes de cada comunidade.

Poderíamos esquematizar a narrativa que Mateus nos traz de um modo muito simples com a finalidade de tirar dele o melhor proveito possível para nossa reflexão. Oxalá tenhamos tempo para fazê-lo em nossos lares. Em primeiro lugar, é necessário começar a leitura no capítulo 26,1 para ter um marco de referência. Mateus ambienta estes acontecimentos na festa dos Ázimos, enfatizando a decisão dos sumos sacerdotes e dos anciãos de prender Jesus e eliminá-lo, mas não “durante as festas, para não amotinar o povo” (26,5).

Intencionalmente Mateus insere entre esta decisão e a de Judas (de colaborar com as autoridades), a passagem da unção de Jesus em Betânia; é como uma antecipação de sua aceitação por parte de um setor judaico e de sua sepultura (27,57-61).

É importante ressaltar também que à traição e à entrega por parte de Judas corresponde a cena contrastante do centurião que no momento da morte de Jesus pronuncia as palavras de reconhecimento da messianidade do Crucificado. Se Judas não pôde reconhecer em Jesus o enviado do Pai, o centurião, depois de tudo, faz a seu respeito um ato de fé: Verdadeiramente este era Filho de Deus (27,54), o qual é antecipação também do reconhecimento e da fé em Jesus por parte dos não-judeus, quer dizer, dos “pagãos”, os demais povos do mundo.

A Semana Santa que hoje nós, cristãos, iniciamos com a comemoração da entrada “triunfal” de Jesus em Jerusalém e sua aclamação como Messias e rei por parte do povo humilde e simples (Mateus 21,1-10) deveria ser a ocasião mais propícia para realizar durante toda a semana um ciclo de revisão dos fundamentos de nossa fé.

É ocasião de pensar sobre a maneira pela qual temos entendido e vivido nosso cristianismo e da renovação de nosso compromisso que, como fiéis, somos convidados a vivenciar num mundo realmente ávido de um testemunho e de uma mensagem como a de Jesus.

Padre Claudio

===============================================================

SEXTO COMENTÁRIO – FERNANDO TORRES

28 de Março – DOMINGO DE RAMOS

A liturgia do Domingo de Ramos convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projetos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus - esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

mentário

Na Cruz seguiu Confiando

Diz a segunda leitura deste Domingo de Ramos que Cristo, apesar de sua condição divina, se despojou de sua condição e viveu como um homem qualquer até se submeter inclusive à morte. É uma leitura que fala da encarnação, o primeiro e grande mistério de nossa fé: Deus fez-se homem, encarnou-se. Esse mistério é contemplado no Natal. Ali vemos o recém nascido. É todo ternura, pura carne. Convida-nos ao gozo. Por isso, as festas natalinas têm essa tonalidade afetiva que tanto nos faz desfrutar desses dias. Mas a encarnação foi até o final. Deus fez-se homem com todas as consequências. E isso se vê de uma maneira privilegiada no relato destas últimas horas prévias a sua morte.

A morte de Jesus que vamos recordar nesta Semana Santa culmina na ressurreição. Mas antes deve passar pela agonia e pela morte. Não convém queimar etapas. Para chegar à celebração da Páscoa da nova vida, cada um dos dias desta semana deve ser vivido com oração. Nestes dias faz-se mais patente que nunca a dimensão total de sua encarnação, sua solidariedade até o final com esta história feita de boas intenções, medos, amarguras e tantas outras coisas que configuram a história humana, a relação entre as pessoas.

Não se deve procurar culpados

Não se deve procurar culpado para uma morte, a de Jesus, que não é mais que o desenlace de uma história que se vinha escrevendo desde o princípio de sua pregação. Então vem o confronto com as autoridades religiosas judias. Mas nem sequer eles são culpados. Como quase todos, não tentavam mais que sobreviver no meio de uma situação religiosa e política muito complicada. Não convinha que ninguém pusesse sobre a mesa a revolução. Podiam-se enfurecer os romanos ocupantes e isso poria em perigo o equilíbrio precário que tinham conseguido se situar o povo judeu. Era necessário contemporizar.

Os romanos, Pilatos, também não são culpados. Ele não desejava mais que passar seus anos de governador com os mínimos problemas possíveis. Não desejava uma revolução. Condenar a morte a uma pessoa era um problema menor para ele. Uma revolta popular o colocaria em dificuldades e talvez se tornasse mais difícil sua ascensão futura.

Os discípulos entendem muito pouco. Quase nada. Parece mentira que tenham seguido Jesus tanto tempo e por tantos caminhos. Não compreendem suas palavras na Ceia. Dormem no momento da oração do horto. Fazem pouco ruído no momento da detenção, saem correndo. O valente Pedro negará conhecer Jesus. Apenas algumas mulheres seguiram de longe os acontecimentos (serão casualidade que sejam também mulheres as primeiras testemunhas da ressurreição?).

Jesus fica só. Como sempre. Como passou a todos os profetas e líderes o que ocorreria quando chegasse o momento da dificuldade. Fica só. Consigo mesmo e com sua fé em Deus. Não há nada em que se apoiar. As autoridades judias não têm inconveniente em inventar acusações que justifiquem a petição a Pilatos de que o condene a morte. Os soldados encontram-se com um prisioneiro anônimo com o qual querem se divertir. Os que passam ante a cruz também se burlam dele. Jesus está só em frente à morte, em frente a sua morte.

Uma história de confiança e fé

Não é uma história nova. É a história mil vezes repetida ao longo dos séculos. Antes e após Jesus. Agora, lendo a Paixão, podemos dizer que Deus verdadeiramente se fez homem. Até o final. Até o fundo. Fez-se um de nós. Mas no caminho não perdeu a fé nem a confiança em seu Pai. Foi uma fé nua, sem apoios, sem nada. Mas manteve-se firme.

Não há nada mais que dizer. Jesus fez sua aposta. Tem apostado por crer em seu Pai, em seu Abbá. Os que o condenaram o fizeram precisamente no nome de Deus. Mas ele não se deixou amedrontar. O salmo que Marcos põe na boca de Jesus no momento da cruz, é um salmo de confiança, mas de confiança desde a mais absoluta solidão, desde o sentimento mais profundo de abandono. Aí se fez forte a confiança de Jesus.

Não fazem falta mais comentários. Já chegará o domingo de Páscoa. Por agora, temos que beber também o cálice da Paixão até o final. E confiar e crer sem medida. Apesar dos pesares. Ainda que nos sintamos sozinhos. E ser capazes, nesses momentos, de dar a mão aos que estão ao nosso lado e compartilhar com eles a fé, a esperança e o amor.

Fernando Torres, cmf

http://www.ciudadredonda.org/subsecc_ma_d.php?sscd=157&scd=1&id=2893

=======================================

SÉTIMO COMENTÁRIO = PE. LUIZ

Cristo vai ao encontro da morte

com liberdade de filho

A oferta de sacrifícios a Deus parece constituir, em todos os povos, a expressão mais significativa do senso religioso do homem. Despojando-se de tudo o que lhe pertence por conquista ou pelo trabalho, o homem reconhece que tudo pertence a Deus e lho restitui em agradecimento. E quando uma parte do que foi sacrificado é comida pelos ofertantes, então se estabelece uma comunhão simbólica entre Deus e os comensais, uma participação da mesma vida.

Na Bíblia, as tradições sacerdotais nos dão a conhecer uma legislação complexa, que poderia facilmente assumir valor autônomo e, portanto, formalista, esquecendo o significado da ação cultual em relação à salvação integral do homem. Os profetas lembram freqüentemente que Deus só aceita as ofertas e sacrifícios se são acompanhados de uma atitude interior de humildade, de oferta espiritual de si mesmo, de reconhecimento da própria e radical pobreza e da necessidade de uma libertação que nós sozinhos não podemos obter, mas podemos invocar e esperar de Deus.

O servo de Javé

A pobreza é, pois, o sacrifício espiritual, isto é, a realidade profunda de toda oferta e imolação de animais e de coisas em honra de Deus. Esta é a atitude dos "pobres de Javé", e especialmente do "Servo de Javé"; este, tanto no sentido individual como no corporativo. Enviado para salvar seu povo (a humanidade), é obrigado a suportar perseguições e ultrajes; aceita-os, entretanto, com paciência e mansidão, sabendo que Deus o salvará (1ª leitura e salmo responsorial). Cumpre sua missão oferecendo-se a si mesmo como vítima inocente, para expiar os pecados do povo. Por sua obediência e amor, Deus o exaltará e glorificará; e, com os irmãos salvos, ele louvará o Senhor num sacrifício (banquete) de ação de graças (salmo responsorial) aberto a todos.

Jesus escolhe uma pobreza radical

Na encarnação, Jesus fez sua a pobreza radical do homem perante Deus (2ª leitura). Coerente com esta escolha, apoiou-se na palavra do Pai, que nas Escrituras e nos acontecimentos lhe indica o caminho para cumprir sua missão; não se subtraiu à condição do homem pecador, ao sofrimento que provém do egoísmo, nem aos limites da natureza humana, entre os quais, antes de tudo, a morte. Um homem como todos, um pobre em poder de todos; assim o mostra o sucinto e objetivo relato dos evangelistas (evangelho). Vemo-lo como uma vitima da intolerância e da injustiça, um amotinador ou, quando muito, um sacrificado pelos seus por um falaz cálculo político. Mas isto não bastaria para dele fazer um salvador. O que resgata a sua morte, o que a transfigura - para ele e para nós - é o imenso peso de amor com que faz dom da vida, para libertar-nos da violência e do ódio, do fanatismo e do medo, do orgulho e da auto-suficiência; para tornar-nos - como ele - disponíveis a Deus e aos outros, capazes de amar e perdoar, de ter confiança e reconstruir, de crer no homem ultrapassando as aparências e as deformações.

A Igreja esta com Jesus crucificado

Só assim a Igreja oferece hoje o sacrifício espiritual agradável ao Pai; quando, reconhecendo-se pecadora e sempre necessitada de salvação, apresenta não os próprios méritos e sucessos, mas a lembrança viva da sua Cabeça crucificada, do Filho bem-amado, de cuja morte e ressurreição recebe luz e força para ser fiel a sua missão. Aceitando com alegria o sofrimento que completa a paixão de seu Senhor e Mestre, a Igreja pode oferecer o sacrifício eucarístico, como voz dos pobres, dos humilhados, dos desafortunados e dos oprimidos, anunciando a esperança da libertação. E pode fazê-lo com tanto mais verdade, quanto mais houver escolhido não os caminhos do poder, do sucesso e do bem-estar, mas o da coragem para repelir a injustiça e compartilhar plenamente da sorte dos humildes.

Mas, sejamos objetivos, imparciais e concretos; isto nos toca pessoalmente; a Igreja somos também nós. Enquanto temos facilidade em ver as culpas ou as fraquezas dos outros, não estamos nós corrompidos pelos mesmos males? Pensamos talvez que acusando os outros nos desculpamos a nós mesmos? Nesse caso, são Paulo nos diria que somos "indesculpáveis" (Rm 2,1).

Aspectos simbólicos e celebrativos do domingo de ramos

1. Equipe de liturgia: é muito importante que a equipe de liturgia prepare antecipadamente a celebração, de forma a evitar improvisos ou remendos de última hora. As tarefas devem estar devidamente distribuídas. Quem for escolhido para a função de comentarista precisa estar por dentro de todas as partes da celebração e do seu sentido profundo.

2. Tudo preparado: estejam devidamente preparados os diversos elementos que serão utilizados durante toda a celebração: ramos, água benta, cruz, turíbulo, incenso, missal, água, vinho...

3. Cor vermelha: desde o início da celebração, o sacerdote usa paramentos de cor vermelha, que indica paixão do Senhor. Aliás, este domingo é denominado Domingo de Ramos da Paixão do Senhor;

4. Ramos verdes: são sinal de alegria pela vitória de Cristo. Em geral utilizam-se galhos de oliveira e palmeiras, mas nada impede que se usem ramos de outras plantas ou mesmo plantas medicinais. Muitas pessoas guardam os ramos bentos em casa e os queimam como proteção contra raios e tempestades, mas os ramos nos devem recordar, principalmente, nosso compromisso com o projeto de Jesus;

5. Procissão: significa ato de avançar. É o caminhar da pessoa rumo a Deus. Nessa celebração, as pessoas se unem e, com ramos nas mãos, louvam e aclamam Jesus em sinal de reconhecimento e gratidão pelas maravilhas que ele realiza em favor do seu povo. A assembléia se mostra solidária com a sorte do Redentor e se dispõe a seguir seus passos. Para formar a procissão, se for usado o incenso, em primeiro lugar posiciona-se o turiferário, em seguida a cruz, que pode estar enfeita com ramos bentos, depois o sacerdote e os ministros, finalmente a assembléia;

6. Narração da Paixão: os leitões se preparem bem e leiam com dignidade e concentração. Desse modo, o relato do drama da Paixão favorecerá a participação contemplativa e orante da assembléia. Distribuam-se as várias partes: do narrador, do povo e de Cristo (esta é reservada de preferência ao sacerdote). Eventualmente pode haver outro leitor que fala a parte de algum discípulo (por exemplo, Pedro) ou mesmo Pilatos.

7. Cantos apropriados: a primeira parte da celebração deve levar a assembléia a recorda a entrada de Jesus em Jerusalém, por isso o conteúdo dos cânticos é de aclamação a Cristo Rei. Os cantos para a procissão com ramos geralmente contêm a aclamação Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Podem-se usar cantos populares, mantendo sempre o caráter de júbilo, ligados à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Por isso, não é o momento para cânticos a nossa Senhora ou ao Espírito Santo.

Pe. Luiz Miguel Duarte

============================================================

PÁSCOA É HORA DE CONVERSÃO

Prezados irmãos. Páscoa é sinônimo de conversão e está chegando a hora de fazer uma boa confissão. Porém, antes precisamos fazer um bom exame de consciência, e com a ajuda do Espírito santo, vamos examinar a nossa consciência moral, para lembrar todos os nossos pecados cometidos desde a última confissão: Sabemos que pecamos por pensamentos, palavras atos e omissões, mais não nos esqueçamos dos pecadinhos brasileiros. Quais? Vejamos. Ao examinar a minha consciência, preciso verificar se eu não sou um daqueles que:

1. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes
não devolve.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas
desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz " gato " de luz, de água e de tv a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de
renda para pagar menos imposto.

16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através
do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10
pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se
fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são
pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da
roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como
clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que
recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que
ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o
fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

Texto enviado pelo meu amigo José Dias.

---------------------------------------------------------------------------------------

E aí? Você se viu em um desses exemplos? Confessa que já cometeu algum desses pecados achando que isso não era nada grave e que apenas estava sendo esperto?

Então vamos adicionar à nossa lista, os pecados brasileiros que por desventura comentemos.

Sal.

============================================================================================

TERMINA AQUI OS COMENTÁRIOS DO DOMINGO DE RAMOS

==============================================================