TRANSLATE FOR ALL LANGUAGES

BOM DIA

SEJAM BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

CATEQUESE PELA INTERNET

Fiéis à Doutrina da Igreja Católica, porque somos católicos.

Respeitamos todas as religiões. Cristãs e não cristãs.

MANDE ESTE BLOG PARA SEUS AMIGOS. ELES TAMBÉM PRECISAM SER SALVOS.

visite o outro blog de liturgia diária

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

..........................................

HOMILIAS PARA O

PRÓXIMO DOMINGO


VEJA AQUI AS LEITURAS DE HOJE





segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comentários-Prof.Fernando


Comentários-Prof.Fernando(*) ASCENSÃO 20maio2012 glória nas alturas e paz na terra

RESUMOS 1ª leit.: At 1,1-11 por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? 2ª leit.: Ef 1,17-23 manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título. Evang.: Mc 16,15-20 Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado - sinais acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno mortal não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os doentes que ficarão curados

SUBIR AO ESPAÇO para PISAR NA LUA?
·                    O primeiro homem que subiu ao espaço tinha a Terra a seus pés. Foi um astronauta da antiga União Soviética. O primeiro a ter a Lua sob os pés foi um americano. Mas o primeiro a ter sob seus pés todo o universo foi Jesus de Nazaré.
·                    A linguagem da época (quando tudo o que se sabia sobre o mundo levava a dividi-lo em duas metades: um céu em cima, uma terra embaixo) mostra a glorificação de Jesus como uma “subida” (ascensão) aos céus. É a Páscoa “completa” como dizemos no Credo: ressuscitou dos mortos e subiu aos céus onde está a direita do Pai. Ascensão marca o encerramento do ciclo de encontros do ressuscitado com seus discípulos. Começo de um novo ciclo em que a ação do Cristo não é mais visível, a não ser pelos sinais que acompanham a ação dos discípulos.
·                    A primeira afirmação hoje é: Jesus de Nazaré, que está vivo, tornou-se o Senhor único de todo o universo (mais do que se ater ao movimento para cima afirma-se principalmente que ele está acima de todo tipo de poder (ver leitura de Efésios). Crer é aceitá-lo como o único, o que, entre outras fórmulas, se expressa pelo lugar que ocupa à direita do Pai. Mas a Ascensão não deve ser reduzida à nossa (inevitável) imaginação, como aparece em inúmeras pinturas, onde se identifica o céu (= espaço cósmico) com a a “morada” divina à qual se contrapõe (ainda no figura espacial) nossa casa-planeta Terra, Na realidade o grande contraste subjacente é entre Tempo e Eternidade, entre viver na Fé ou nos reduzir a elementos “cósmicos” do mundo.
·                    A segunda afirmação está em Atos: não é hora de ficar olhando para “o alto” embora seja atitude compreensível, pela saudade e pelo sentido de orfandade dos discípulos pois o Mestre deixa de ser visível na convivência com eles. É como nossa dificuldade de aceitar a ausência de pessoas queridas, sobretudo quando afastadas pela morte. “Ascensão”, é bom repetir, só se entende no contexto da Ressurreição. Como a palavra que os discípulos ouviram, também a nós deve consolar a Esperança do seu retorno. Retomar a vida entregue pelos seus será também garantia do reencontro com as pessoas que gostaríamos de rever.
·                    Terceira afirmação: é tempo de olhar para a terra, para a frente, para o aqui e agora, em nosso lugar e nosso tempo. “Ide e anunciai a Boa Notícia” (da salvação, do perdão, da superação de toda distorção ou desvio provocados pelo Pecado). A missão que nos foi entregue é a de dar testemunho do nosso “crer”, em qualquer lugar do mundo e da história.

ANÚNCIO E COMUNICAÇÃO
Se cremos (confiamos aceitando com alegria a Boa Notícia), significa que soubemos dessa notícia por outros. A mensagem foi passada de geração em geração desde os primeiros comunicadores: os discípulos dos primeiros grupos ou comunidades. Assim como nós, outros poderão saber que não há mais oposição ou distinção entre judeu e grego [termos que talvez fosse substituídos hoje por: “os que têm fé (não só humana que é confiar em outras pessoas, mas também reconhecem a presença de Deus) e os que praticam a justiça mas não crêem”. Depois de criticar a distinção (judeusXgregos) Paulo continua no verso 13: todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Com efeito:
·         Todos podem invocar (recorrer, apelar, dirigir-se com confiança e amor) a Deus. Mas, continua o texto: Como poderão recorrer àquele em quem não confiam? E como vão confiar naquele de quem não ouviram falar? E como vão ouvir falar se não houver quem anuncie? E como anunciarão [a Boa Nova] se não forem mandados em missão?
·         O problema da comunicação (testemunhar: missão dada a todos os que crêem) é que a aceitação de Deus ou a sua recusa se jogam muito no modo como nos sentimos diante de Deus. Se o percebemos só como vigia implacável de nossa conduta, faremos qualquer coisa para escapar. Se o experimentamos como pai que dá impulso à nossa vida, o buscaremos com alegria. Quem o anuncia ao homem contemporâneo pode ajudá-lo a passar do medo ao amor a Deus. Uma coisa é o “Temor de Deus”, no sentido bíblico, que o considera sadio e fecundo) (...) evitando que nos fechemos em nossa própria mediocridade. (...) e desperta o homem da superficialidade e o faz voltar-se para Deus. Porém, há um medo de Deus que é mau (...). Não aproxima de Deus. Ao contrário, distancia cada vez mais dele. É um medo que deforma o verdadeiro ser de Deus fazendo-o desumano. (textos citados: cf. J.A.Pagola Homilias, maio 2003).

oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
(*) Prof. (USU-Rio) mestre (educação/ teologia/ t.moral. Administração universitária e consultoria: fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário